Core Us faz 2 anos com muita ciência, comunicação e negócios

A Core Us completou mais um ano de vida neste último dia 27 de junho e segue crescendo em ótimo estado. Se por um lado esses últimos 12 meses transformativos passaram rápido, por outro lado os seus dois anos de existência trouxeram experiências que já valeram por muitos ciclos de negócios e nos colocaram em um novo patamar.







E como em todo aniversário, é interessante fazermos um balanço do que se passou, tentando tirar o máximo de resultados para ampliação das nossas percepções sobre o meio corporativo e do uso da ciência como fonte de conhecimento para o que sabemos fazer: science-based business.


O início do segundo ano da Core Us começou com minha participação na European Innovation Academy (EIA) (@europeaninnovationacademy), um reconhecido programa de empreendedorismo imersivo que tem como objetivo acelerar ideias para soluções de problemas em larga escala. Participei da edição em Turim, na Itália, pude constituir um time colaborativo de pessoas completamente diferentes e viver em 3 semanas o que startups normalmente vivem em quase um ano. Aprendi a importância de identificar uma demanda, fazer perguntas certas, validar a hipótese empreendedora e encontrar o encaixe entre o problema e a solução proposta. Vi como é válido desenvolver um MVP (Minimal Viable Product) e estar aberto a errar, mas errar rápido, pivotando sempre que um caminho melhor é identificado. Os resultados foram positivos e os conhecimentos que a Academy me trouxe contribuíram para que a Core Us continuasse sua ampliação.


Seguimos no segundo semestre de 2018 com a renovação de um dos nossos contratos anuais com a Bayer (@bayer), no qual geramos conteúdos sobre agronegócio todos os dias úteispara a plataforma de treinamentos da empresa, o Raiz. Até o momento já geramos podcasts e mais de 330 pequenos textos relacionados a agricultura moderna, boas práticas de manejo, crop protection, biotecnologia e notícias da semana. Também renovamos nosso contrato para a geração de artigos para a plataforma Agricultura Moderna, nos quais tratamos das inovações tecnológicas e práticas agrícolas que ajudarão produtores em todo o mundo a alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050. Já produzimos mais de 70 conteúdos e, até o final de 2019, teremos superado a marca dos 100 artigos!


Além do mercado agro, em 2018 nos tornamos parceiros mais presentes de empresas atuantes em saúde humana. Com a Besins Healthcare (@besinshealthcare), francesa com mais de 130 anos no mercado farmacêutico, temos trabalhando proximamente às áreas médica e de marketing. Os projetos desenvolvidos utilizam a ciência como embasamento para tomadas de decisão e garantia do FTO (Freedom To Operate) para produtos utilizados na terapia hormonal em ginecologia, obstetrícia, fertilidade e andrologia.


Já com a GreenCare, que oferece no Brasil produtos 100% legais à base de Cannabis medicinal, entramos em um aquecido mercado com a devida seriedade. Aqui, a ciência tem se mostrado muito prolífica e dinâmica, e nosso papel tem sido filtrar essas informações com o devido rigor e auxiliar um cliente responsável que entende a importância da ciência, identificando o nível de evidência para cada uma das aplicações terapêuticas potenciais.

Em 2019, não só mantivemos o nosso portfólio de serviços e clientes, como também criamos um marco na sua ampliação: a Universidade de São Paulo(@univesidadedesaopaulo) torna-se o mais novo cliente da Core Us com o projeto de criação do núcleo básico de cursos de Boas Práticas Científicas para a Pró-Reitoria de Pesquisa. Este projeto, conduzido em parceria com a nossa agência de comunicação, a Agência Overall, está hoje na fase final da sua primeira etapa, e já conta com as fontes de informação dos cursos e pilotos com diferentes formatos de aulas. Quando entregue, em fevereiro de 2020, este curso beneficiará pesquisadores de todo o Brasil, com conhecimentos teóricos de aplicação prática na melhoria das pesquisas que fazem.


Mas a nossa atuação não parou aí:


• fomos chamados para abordar as carreiras em ciência na XXXV Semana Acadêmica da Biomedicina, no II Encontro de Pós-Doutorandos da USP, na Pós-Graduação em Botânica do IB-USP e em na Pós-Graduação em Bioquímica do IQ-USP;


• fomos convidados pelo ILSI (@ilsibrasil) para um de seus cafés da manhã da Força Tarefa de Biotecnologia e sua X Reunião Anual focada em Integridade Científica, ministrando palestras sobre OGMs e comunicação científica;


• gravamos um podcast para o “Detetives da Saúde” da Revista Saúde (será publicado semana que vem);


• participamos de um workshop organizado pelo CIB;


• escrevemos um manuscrito para um de nossos clientes (confidencial);


• mantivemos nosso vínculo com o Pint of Science Brasil, o maior festival de divulgação científica do mundo, onde atuo como Diretor Financeiro na busca de patrocínios;


• estudamos novas possibilidades de aplicação do Projeto Prometheus, que tem como objetivo aumentar as chances de sucesso profissional de jovens para carreiras em ciências;


• estamos ampliando nosso time, alinhando os propósitos de jovens cientistas a nossas metas financeiras e grande objetivo para 2019: o crescimento sustentável dos negócios.


Parabéns, Core Us, pelos seus 2 anos de vida! Trabalharei dando o meu melhor para continuar gerando valor entre ciência, comunicação e negócios. Que os próximos 12 meses nos tragam ainda mais resultados. Avante!

© 2019 Overall Agency