Universidade de São Paulo: o mais novo cliente da Core Us

Updated: May 3, 2019


A Universidade de São Paulo sempre foi uma referência em casa. Meu pai formou-se engenheiro por lá, na Escola Politécnica (Poli) na década de 1980 e seu profissionalismo e ética no trabalho fizeram com que eu associasse a USP a nobres virtudes. Foi natural querer estudar lá e, depois de me formar em biologia, seguir a carreira acadêmica através de um doutorado direto em bioquímica.




No início da Core Us, eu realmente não vislumbrava fechar um contrato de prestação de serviços para esta instituição que tanto respeito. Mas a vida nos presenteia com inúmeras oportunidades e trabalhar com a Universidade de São Paulo hoje é algo natural e que me traz uma grande satisfação pessoal.


A USP é uma universidade pública do Estado de São Paulo fundada em 1934. Há muitos anos tem sido reconhecida por sua excelência em ensino e pesquisa, ocupando hoje posições de destaque em diversos rankings mundiais criados para medir a qualidade de instituições de ensino superior, principalmente no que diz respeito a critérios científicos. De fato, seus números são expressivos: são 183 cursos em todas as áreas do conhecimento distribuídos em 42 unidades que hoje recebem 58 mil alunos de graduação e 30 mil pós-graduandos. E o resultado disso tudo é também mensurável na sua contribuição para a ciência brasileira: a USP é atualmente responsável por gerar mais de 20% de toda a produção científica em nosso país.


Mas além de quantidade, a universidade também quer melhorar ainda mais a qualidade da ciência que faz. É aí que entra a Core Us. Juntamente com a Agência Overall, nossa agência de comunicação, iniciamos a construção de um núcleo básico de cursos online voltados às Boas Práticas Científicas, um trabalho que atenderá uma demanda alinhada diretamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade.


Nossa jornada começará com o levantamento das fontes confiáveis de informação para quatro temas bastante relevantes ao assunto: Metodologia Científica, Integridade Científica, Ética em Pesquisa e Segurança no Ambiente Acadêmico. Em seguida, passaremos para a roteirização, gravação e edição dos vídeos. E como o público alvo dos cursos são pesquisadores (graduandos, pós-graduandos, pós-doutorandos e pesquisadores mais seniores) de todas as unidades da USP e de outras instituições de todo o Brasil, os cursos serão disponibilizados online na plataforma Coursera, o que acontecerá em fevereiro de 2020 – so stay tooned!


Este projeto, que considero uma verdadeira conquista para a Core Us, é o resultado de uma combinação de fatores gerados por muitas pessoas, às quais já deixo aqui o meu sincero agradecimento. Todo esse movimento culminou na concretização deste projeto que me fascina e, ao mesmo tempo, me traz um senso de responsabilidade muito grande, em um nível que acredito jamais ter vivenciado. Afinal, estamos falando de uma iniciativa que tem como objetivo dar elementos para que pesquisadores exerçam melhor a nobre função de fazer ciência de qualidade em nosso país para que mais conhecimento seja gerado para a sociedade e melhoremos o mundo.


Não tenho dúvidas de que o resultado certamente virá de um trabalho intenso, principalmente aquele que começará dentro de cada um dos envolvidos. Zelar por cada instante deste processo e pelo conhecimento que compartilharemos, com máximo respeito ao nosso público alvo, será a tônica ao longo dos próximos 10 meses incríveis que estão por vir.


Obrigado novamente a todos – inclusive você, que está lendo este artigo e que espero que seja positivamente impactado por este projeto. Que ele enalteça as nobres virtudes da USP, da Core Us e da ciência brasileira.

© 2019 Overall Agency