Palestra no ILSI: “Ciência e Verdades: como comunicar o melhor do nosso conhecimento”

Updated: Oct 10, 2019


Aconteceu em São Paulo, no dia 19/03, evento realizado pela Força-tarefa de Biotecnologia do ILSI BRASIL com a temática “Esclarecimentos sobre OGM: obtenção, avaliação do risco e regulamentação”. Os participantes puderam conferir a palestra “O que é um OGM e como é obtido”, ministrada pela Drª Magdalena Rossi, professora e pesquisadora do Instituto de Biociências da USP, que abordou case do Golden Rice Project como exemplo de processo bem-sucedido de modificação genética no combate a deficiências de Vitamina A, em Bangladesh. E também uma discussão sobre “Aplicação dos OGM”, com apresentação de Gustavo Gross Belchior, CEO da CoreUS Comunicação Científica, que, entre outros tópicos, mencionou como a realidade é muitas vezes distorcida pelo contexto e a importância da ciência para o esclarecimento dos fatos.





No segundo dia do X Congresso Nacional Reunião Anual ILSI Brasil, Gustavo Gross Belchior, PhD (Core Us), discursou sobre “Ciência e Verdades: como comunicar o melhor do nosso conhecimento”.


O fato de a realidade depender do contexto em que o observador está inserido; e a dificuldade de comunicação entre cientistas e o público em geral foram pontos abordados pelo conferencista, que, inclusive, compartilhou estratégias de comunicação, como Storytelling e Humanização para auxiliar na passagem do conhecimento científico adiante de forma clara. Silvio Silvério da Silva (Universidade de São Paulo) ministrou sobre segurança na pesquisa e em publicações científicas.


Compartilhou dados brasileiros como o de pesquisa recente afirmando que 87% dos alunos chegam à universidade sem saber o que é plágio. Falou ainda sobre a possibilidade do Plano S, modelo europeu que defende o acesso aberto a publicações científicas, chegar ao Brasil, e sobre a necessidade da publicação científica para a promoção e conquista de recursos financeiros para a ciência.

© 2019 Overall Agency